Brasil

Conheça nossas ações para um mundo melhor.

4 de agosto de 2021

Energia proveniente de fontes renováveis de energia.

Você sabia que desde o meio de 2019 a fábrica da PILOT Pen do Brasil utiliza 100% de energia proveniente de fontes renováveis?

 

Mas qual o benefício disso para o nosso planeta?

Em 2019, a PILOT reduziu a emissão de 33,58 toneladas de CO₂ de efeito estufa. Isso significa que se não tivéssemos utilizado essa energia renovável, para compensar os danos ao planeta, teríamos que plantar 235 árvores em um projeto de reflorestamento que duraria 30 anos (considerando o tempo de desenvolvimento das árvores, pois elas não seriam plantadas todas de uma só vez).

Já em 2020, reduzimos a emissão de 85,30 toneladas de CO₂, equivalente a 597 árvores. Em 2021, alcançamos um resultado ainda melhor, reduzindo a emissão de 173,93 toneladas de CO₂, equivalente a 1.218 árvores.

Ao longo de 2022, reduzimos a emissão de 77,00 toneladas de CO₂, equivalente a 539 árvores.

Isso significa que nesse período deixamos de emitir 369,81 toneladas de Co₂, que equivale ao plantio de 2.589 árvores em 30 anos, para a compensação das emissões de gases de CO₂.

 

 

De onde vem essa energia renovável e como a PILOT faz a compra?

A energia renovável que utilizamos vem de fontes como a hídrica, solar, eólica, biomassa, geotérmica, oceânica e hidrogênio. A compra é feita diretamente com empresas que geram essa energia renovável e através da parceria com a concessionária de distribuição de energia da região de Jundiaí-SP, a entrega é efetuada em nossa fábrica.

 

Qual a garantia de que o PILOT realmente utiliza energia renovável?

A PILOT recebe no início do ano um selo e um certificado da COMERC – SINERCONSULT. Ambos são referentes ao ano anterior e são validados pelos procedimentos do programa brasileiro GHG Protocol e cumpre os fundamentos da International Organization for Standardization (ISO).

 

 

Planta da fábrica inteligente.

Ah, mas a preocupação da PILOT em reduzir impactos ambientais no mundo vai muito além! A planta da nossa fábrica foi projetada para coletar água da chuva e podermos fazer o reuso. Além disso, consideramos no projeto partes que recebem o máximo possível de iluminação solar, reduzindo assim o gasto com energia elétrica.

 

 

Linha BeGreen

Outra iniciativa da PILOT mundialmente é a fabricação de produtos com o selo BeGreen, desenvolvidos com pelo menos 70% de materiais recicláveis e contribuindo para uma forma mais limpa e ecológica de escrever.

 

 

A rede Green Purchasing Network promove o consumo e a produção sustentável. Como membro da Rede, a PILOT Coporation faz parcerias visando desenvolver material de escritório ecologicamente correto e continuar com os esforços de reciclagem.

 

Ajudando o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Brasil.

Passos para reduzir o impacto ambiental.

Em parceria com a eureciclo, desde 2022 realizamos a compensação ambiental. Anualmente, incentivamos a reciclagem de material equivalente a 22% da massa total de embalagens que colocamos no mercado brasileiro ao longo do ano anterior e 22,5% do estado de São Paulo. A eureciclo é a maior certificadora de logística reversa do país. Por meio de uma plataforma de tecnologia, rastreia os dados de cadeia de reciclagem e partir deles a empresa consegue fornecer certificados de reciclagem robustos e transparentes.

 

 

Mas como é feita a compensação ambiental?

A compensação ambiental garante que um percentual do volume de embalagens gerado pelas empresas e colocados no meio ambiente seja reciclado em alguma das centrais de triagem (cooperativas, operadores, recicladores) do Brasil. Ou seja, a mesma quantidade dos materiais utilizados nas embalagens (papel, vidro, metal ou plástico) será realmente reciclado e reutilizado pelas indústrias recicladoras.

Depois que as cooperativas ou operadores fazem a triagem dos resíduos recicláveis, eles vendem os materiais escolhidos a um reciclador final. Ao fazerem isso, eles emitem uma nota fiscal que comprova que aqueles materiais tiveram a destinação adequada. O sistema eureciclo rastreia as notas fiscais e remunera os agentes pelo serviço ambiental de coleta e triagem de materiais.

O investimento da PILOT na cadeia de reciclagem, por meio dos certificados de reciclagem adquiridos, além de impactar diversas famílias, possibilita que as centrais de triagem possam, por meio dessa renda adicional, investir na estruturação de suas operações e em melhores pagamentos para os profissionais, adquirindo materiais, equipamentos de proteção individual, serviços, pagamento de impostos, entre outros.

 

 

Selo eureciclo

O selo eureciclo é um atributo de comunicação para as empresas que adotam a solução da compensação ambiental nacional e, com ele, cumpre-se o objetivo de conscientizar e educar cada vez mais a população sobre a problemática do lixo. Através do selo eureciclo, as empresas promovem seu engajamento com a reciclagem e a valorização do trabalho de operadores de coleta e triagem, enquanto os consumidores, hoje muito mais conscientes, reconhecem e optam por marcas que investem no desenvolvimento da cadeia de reciclagem do Brasil, como a PILOT.

A massa estimada para realizarmos a compensação (referente a 2022), é de 34,53 toneladas, representando 137,45 metros cúbicos de resíduos, equivalente a 132 caixas d`água de mil litros.

 

 

 

Desse total de 34,53 toneladas de resíduos, os materiais da nossa compensação serão compostos de 29,18 toneladas de papelão, 5,33 toneladas de plástico e 0,02 toneladas de vidro.

 

 

 

 

Ah, sabia que são necessárias 11 árvores para produzir 1 tonelada de papel? Com a compensação (referente a 2022) de 29,18 toneladas de papelão, estaremos poupando 320 árvores!

 

 

Confira abaixo os nossos certificados anuais de Energia Renovável:

Receba as novidades da Pilot antecipadamente

Cadastre-se

Estado:

Tipo: